fbpx

Quais as vantagens para a empresa que faz doações para o Fundo Nacional do Idoso?

Pessoas Físicas e Jurídicas podem fazer doações diretas para o Fundo Nacional do Idoso (FNI). Desde 2010, o FNI reúne recursos que permitem financiar programas para proporcionar melhores condições à pessoa idosa.

Neste texto, você irá entender as vantagens que as empresas têm ao doar para o Fundo Nacional do Idoso. Confira!

Doações são deduzidas do Imposto de Renda

Pessoas jurídicas tributadas sobre o lucro real podem doar até 1% do seu IR devido. Pessoas físicas podem doar até 6% de seu IR devido para o Fundo Nacional do Idoso. Isso acontece a cada período de apuração tributária.

Quando uma empresa doa ao Fundo Nacional do Idoso, ela não está perdendo um centavo sequer, pois toda doação realizada pode ser deduzida do IR.

Este 1% do imposto devido do seu empreendimento pode fazer a diferença para financiar vários projetos. Esses projetos permitem à população idosa ter mais saúde, qualidade de vida e poder de consumo.

Assim, a sua empresa assume comprometimento real com causas sociais importantíssimas para nosso país, e esse tipo de ação é ótima para elevar a reputação de uma marca.

Doações podem ser direcionadas

Além disso, outra vantagem das doações ao Fundo Nacional do Idoso é a possibilidade de a sua empresa realizar doações em diferentes esferas: municipal, estadual ou federal.

Assim, você pode associar a doação dos seus recursos a locais que estejam diretamente associados à área de atuação de sua empresa. Isso aumenta a circulação de renda localmente.

Após o depósito da doação, o conselho controlador do Fundo que recebeu o donativo deve emitir um comprovante para a empresa. Esse comprovante consta os detalhes da transação para que o doador possa usufruir do incentivo fiscal. Assim, a pessoa jurídica pode incluir estes dados na declaração de Imposto de Renda. Isso permite ter sua doação deduzida da contribuição anual no limite estabelecido em lei.

O FNI também recebe custeio do Fundo Nacional de Assistência Social. Ele repassa verba da União para os Conselhos de Direitos do Idoso. Porém, a tramitação do dinheiro pode ser morosa e burocrática.

Ao doar para o FNI, sua empresa agiliza o repasse de recursos aos idosos e assegura mais verba para relevantes projetos que mantém a saúde, a segurança e a dignidade dos idosos de nosso país.

Conheça a Simbiose

Muitas empresas ainda não conhecem a possibilidade de realizar doações diretamente para o Fundo Nacional do Idoso e seus respectivos conselhos estaduais e municipais.

Há pouca comunicação no que diz respeito à essa opção de dedução do imposto. Para isso, as empresas podem usar uma plataforma dedicada para realizar suas doações de maneira segura e documentada.

Por isso, conheça o sistema da Simbiose! Entre em contato conosco e conheça a nossa solução!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin