fbpx

PROMAC: Uma história para contar

Neste ano, tivemos a alegria de mediar o primeiro direcionamento de PROMAC, a lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo. Por meio da nossa plataforma, a empresa Cushman & Wakefield encontrou o projeto “Biblioteca e literatura como desenvolvimento da comunidade” da organização UNAS – Heliópolis, e realizou o aporte que o tirou do papel.

O projeto, que propõe um novo conceito de interação com o espaço da biblioteca, através de atividades lúdicas de fomento à leitura, foi desenhado em parceria com a Simbiose, de acordo com a necessidade do território de Heliópolis e fortalecendo as ações já desenvolvidas na Biblioteca Comunitária de Heliópolis. As ações do projeto tiveram como objetivo trabalhar intensamente as linguagens artísticas e a literatura, promovendo oficinas, saraus, rodas de conversa, reuniões com as famílias dos beneficiários, formações e visitas domiciliares.

No total, foram impactados 339 crianças e adolescentes por mês nas oficinas, sendo: 66 de ballet/literatura; 56 de teatro/literatura; 45 contação de história; 150 atividades externas; 22 teatro/dança/contação de história no serviço Curumins do Brasil. Além disso, a Biblioteca manteve o atendimento aberto para a comunidade de empréstimo e devolução de livros, impactando também as 1200 pessoas cadastradas no sistema. Com isso, a UNAS ultrapassou os resultados mensurados no projeto inicial, de 60 pessoas impactadas no mês.

A UNAS

A organização UNAS fica na favela de Heliópolis, região sul de São Paulo, que hoje possui cerca de 200 mil habitantes. Sua atuação é totalmente voltada para o desenvolvimento local, e sua missão é contribuir para transformar Heliópolis e região em um bairro educador, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral da comunidade. Ao longo do ano de 2019, foram mais de 10 mil pessoas beneficiadas diretamente pelos projetos e 720 trabalhadores envolvidos diretamente nas ações.

Além disso, a ONG desenvolveu 55 projetos sociais desenvolvidos, dentre eles o Centro de Educação Infantil, o Mova (Movimento de Alfabetização), telecentro e a biblioteca comunitária.

Nós da Simbiose estamos muito felizes por termos contribuído com um pedacinho dessa história! 🙂

DEPOIMENTO

“A parceria foi essencial desde o início do projeto, elaboração e inscrição até a parte da captação de recursos. Nossa gratidão a parceira que vem sendo construída ao longo desse tempo. Foi pensada em conjunto e feita em conjunto. Acredito que esse seja o diferencial da Simbiose. O nosso projeto do Promac foi o primeiro aprovado e captado e está sendo executado com excelência e superando as expectativas. É essencial o parceiro que está junto nas ações, nos problemas que enfrentamos, tanto que a parceria foi além do projeto! Gratidão :)” Bárbara Bethania de Paula Pinto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin